reconhecimento

FOTOS+ÁUDIO: bombeiros e cães que atuaram em Brumadinho são homenageados pelo governador

Michelli Taborda*


Foto: Gustavo Mansur (Palácio Piratini)
Governador Eduardo Leite abraça o cachorro Guapo durante cerimônia de reconhecimento

Nesta sexta-feira, o Palácio Piratini foi palco de homenagens aos quatro aumigos caninos que, há três meses, viajaram do Rio Grande do Sul para Minas Gerais, e auxiliaram nas buscas às vítimas da tragédia do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Os labradores Guapo e Logan, de Santa Maria, e Bono e Barão receberam medalhas pelas mãos do governador, Eduardo Leite, pelos trabalhos prestados na cidade mineira.


Além dos cães, a perita Cristina Barazetti Barbieri e os bombeiros Gerson Meireles dos Santos, Alex Sandro Teixeira Brum, Vagner Charão Lago, Ivan Flores da Rosa e Juliano Soares Sodré foram oficialmente reconhecidos durante uma cerimônia realizada nesta tarde. Ao lado de equipes de todo o país, os servidores e os cães foram designados pelo governador para representar os gaúchos na tentativa de amenizar as perdas e o sofrimento causado pelo rompimento da barragem. 

Objeto incandescente visto na Região Central era um meteoro

A banda da Brigada Militar também esteve presente durante as homenagens, realizadas nos jardins do Palácio, que contou, ainda, com a presença de autoridades civis e militares. Vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior também participou da condecoração.

- Como operador da segurança como vocês, quero dizer que estou muito orgulhoso deste trabalho e dizer que vocês representaram todos os colegas militares e civis que doam as próprias vidas para salvar a de todos os gaúchos - afirmou Ranolfo. 

A TRAGÉDIA
No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem da Mina Córrego do Feijão se rompeu, matando centenas de pessoas e contaminando o Rio Paraopeba, um dos afluentes do Rio São Francisco. Os rejeitos devastaram a área administrativa da mineradora, incluindo o refeitório, onde muitos trabalhadores almoçavam na hora do rompimento. Depois de arrasar a área da Vale, a lama da mineradora atingiu comunidades de Brumadinho, destruindo casas, uma pousada e propriedades rurais. Conforme a Defesa Civil a tragédia vitimou, até o momento 217 mortos identificados, 87 pessoas ainda estão desaparecidas.

A equipe gaúcha, formada pelo 1º tenente Ivan Flores da Rosa, 2º sargento Alex Sandro Teixeira Brum e Vagner Charão Lago, além dos cães Guapo e Logan, foi enviada para a missão em 1º de março. Os cães possuem treinamento para identificar odor cadavérico (com certificação nacional) e precisaram se adaptar ao terreno movediço para ajudar nas buscas. Eles já haviam recebido homenagens na Câmara de Vereadores de Santa Maria. 

*Com informações do Palácio Piratini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trecho da Rua Coronel Niederauer tem bloqueio neste sábado Anterior

Trecho da Rua Coronel Niederauer tem bloqueio neste sábado

Estudante da UFSM vira réu em caso de injúria racial Próximo

Estudante da UFSM vira réu em caso de injúria racial

Geral